Grupo de Estudos

Ontem, segunda-feira dia 04 tivemos o terceiro encontro do Grupo de Estudos.
O texto base de leitura foi a “Agenda 21 da Cultura” e como texto de apoio para melhor compreensão da agenda o “Ideas clave sobre la agenda 21 de la cultura” de Jordi Pascual.
Iniciando com essa pauta a noite foi maravilhosa, muita discussão e avaliações sobre nossa realidade local, entre elas:
Existe a aprovação da agenda 21 da cultura em Porto Alegre, uma das cidades chaves onde se iniciou todo o diálogo sobre esse documento orientador das políticas públicas de cultura? Porto Alegre tem um plano municipal de cultura? Como está legitimada a adesão de Porto Alegre ao CGLU?
Em seguida passamos a discutir também o conselho municipal de cultura, cujo papel de articulador para políticas públicas de cultura local, não está devidamente apoiado, ou legitimado para tal. O que deve ser feito? Seria viável um processo de seleção dos membros do conselho? Qual sua qualificação? Qual a compreensão destes sobre a abrangência da cultura e a cidade?Também tratamos das Conferências Municipais de Cultura da cidade, que em anos anteriores serviam como base para a política pública, enquanto o OP servia como base para as demandas. A última conferência realizada foi avaliada como “sem foco”, e tal abrangência acabou por enfraquecê-la, sem que ficassem definidos rumos prioritários.
Novamente foi ressaltada a necessidade de avaliação, avaliação, avaliação, em todas as instâncias, desde a gestão, as diretrizes, os projetos, ações e eventos da secretaria.
Ah, quase ia esquecendo! Antes dessa discussão toda, que podem imaginar foi de tirar o fôlego de tão boa! O Álvaro sorteou publicações da Fundação Casa de Rui Barbosa, que recebeu em doação no recente Seminário de Políticas culturais do qual participou no RJ.
Assim encerramos, até o próximo encontro dia 18/10!

Participantes: Álvaro Santi, Laura Lautert, Breno Ketzer, Baiard, Liege, Marcel de Aquino Goulart

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.