Observatório da Cultura de Porto Alegre já nasce premiado

Prefeito em exercício Nelcir Tessaro, Secretário de Cultura Sergius Gonzaga e o Coordenador do Observatório da Cultura Álvaro Santi (foto Ivo Gonçalves)
O Observatório da Cultura foi apresentado à comunidade pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, no dia 18 de novembro. O evento, realizado no Memorial do Mercado Público, contou com a participação do prefeito em exercício, Nelcir Tessaro, do Secretário de Cultura Sergius Gonzaga, da Secretária-adjunta de Cultura Ana Fagundes e de representantes do Ministério da Cultura, órgãos de cultura da região metropolitana; das universidades UFRGS, Unisinos, Feevale, IPA Metodista e UFPEL; da ABEM-Associação Brasileira de Educação Musical, do Fórum Nacional da Música; do Instituto Itaú Cultural e do Observatório de Industrias Criativas de Buenos Aires, dentre outras entidades do terceiro setor e comunidade cultural.


Primeira iniciativa desta natureza na Região Sul do Brasil, e primeiro observatório de cultura municipal do Brasil, o Observatório da Cultura de Porto Alegre pretende ser um centro de referência para a promoção da cultura e das artes como fatores de desenvolvimento, através da produção, estudo e difusão da informação. O projeto surge do reconhecimento da cultura como um direito dos cidadãos - garantido na Constituição - que tem como consequência a necessidade de uma maior responsabilidade dos governos no tratamento das políticas públicas para o setor.

Ayuntamiento de Barcelona

 

Na ocasião foi divulgado o prêmio de cooperação cultural conferido ao projeto do Observatório da Cultura pela Prefeitura de Barcelona, para cidades e governos locais integrantes da rede CGLU, tendo como objetivo a implementação das propostas da “Agenda 21 da Cultura”. O prêmio irá viabilizar o desenvolvimento de um portal web interativo para a cultura local e de um curso à distância de Gestão e Políticas Culturais, em parceria com a Unisinos, primeiras ações concretas do Observatório para 2011.

Coordenador Observatório da Cultura Álvaro Santi, Secretário de Cultura Sergius Gonzaga, Prefeito em exercício Nelcir Tessaro e Secretária-adjunta de Cultura Ana Fagundes (foto Ivo Gonçalves)
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com os responsáveis pelo Observatório, Laura Lautert e Álvaro Santi, pelo telefone 3225-0793, na sede do Memorial do Mercado Público (loja 38, 2º. pavimento), ou por e-mail.

Um comentário:

  1. Parabenizamos a Equipe pela democratização via blog, e estaremos lincados in continuum. Ações como essas dão maior visibilidade e promoção da cultura como um bem de e para tod@s!
    Porto Alegre sempre e cada vez mais como referencial na gestão pública democrática e cultural, de fato e de direito!

    Dariane Labres
    Curadoria do Cineclube Cultura Jorge Comassetto &
    Setor de Projetos do Centro Regional de Cultura Rio Pardo/RS

    ResponderExcluir

Obrigado pela contribuição.