I SEMINÁRIO INTERNACIONAL CULTURA E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Em outubro, Porto Alegre sedia debate inédito sobre as relações entre CULTURA e DESENVOLVIMENTO.

Gestores culturais, pesquisadores, artistas e empreendedores de várias partes do Brasil, da Espanha, Chile e Argentina, estarão em Porto Alegre no I Seminário Cultura e Desenvolvimento Local, promovido pelo Observatório da Cultura da Secretaria Municipal da Cultura e pelo Departamento de Difusão Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento ocorre nos dias 25 a 27 de outubro, na Reitoria da UFRGS.

O Observatório da Cultura, cuja missão é ser um centro de referência para a promoção da cultura e das artes como fatores de desenvolvimento social e econômico, tem entre seus objetivos fornecer subsídios para o planejamento de investimentos em cultura, apoiar a formação de gestores e empreendedores culturais e desta forma promover o desenvolvimento cultural local. Ao promover este evento pretende dar destaque para a importância estratégica da cultura para o desenvolvimento local.

A conferência de abertura estará a cargo do Prof. Edwin Harvey, diretor da Cátedra UNESCO de Direitos Culturais da Universidade de Palermo (Argentina), e o encerramento será com uma video-conferência do Prof. Alfons Martinell, diretor da Cátedra UNESCO de Política Cultural e Cooperação, da Universidade de Girona (Espanha). Seis painéis debaterão temas transversais da gestão e política cultural, como o turismo, formação, trabalho, empreendedorismo, equipamentos e sistemas de informação cultural. O evento contará também com o apoio e a participação do Ministério da Cultura, por intermédio do Secretário-Executivo Vítor Ortiz e da Secretária de Economia Criativa, Cláudia Leitão.

O Seminário Cultura e Desenvolvimento Local integra o projeto Observatório da Cultura de Porto Alegre: Informação e Capacitação para o Desenvolvimento, financiado pelo Programa Barcelona Solidária, da Prefeitura de Barcelona e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento - AECID, para cidades integrantes da Rede Cidades e Governos Locais Unidos - CGLU e signatárias da Agenda 21 da Cultura. O coordenador da Comissão de Cultura da CGLU, Jordi Pascual, também estará presente ao evento, num painel que debaterá os resultados da Agenda 21. O “Projeto Observatório” inclui ainda um Curso de Extensão Universitária à distância para gestores culturais de Porto Alegre e Região Metropolitana, iniciado em setembro mediante convênio com a UNISINOS; e o Portal da Cultura de Porto Alegre, projeto de "cartografia cultural" da cidade, através de uma base de dados alimentada de forma colaborativa, a ser lançada até o final do ano.
Para informações e inscrições, clique na imagem acima.

Fone 3225-0793

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.