Correio do Povo dedica editorial à Economia Criativa

Reproduzimos abaixo o editorial do jornal Correio do Povo de terça, 8 de novembro:

Economia criativa: bom negócio no país


Um documento elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) demonstra que a chamada economia criativa cresce em todo o mundo, tendência que se confirma no Brasil. Entretanto, o relatório da instituição mostra que o país tem um vasto campo para esse tipo de atividade econômica se comparado com os demais países do mundo, uma vez que os negócios culturais, internamente, ainda estão com um volume aquém do seu potencial. A economia criativa engloba os segmentos de bens e de serviços que têm, na sua formação, capital intelectual, conteúdo criativo e valor cultural comercial. Muitas atividades são afeitas ao setor, entre elas manifestações culturais populares, incluindo artesanato, Carnaval e festas juninas e produtos audiovisuais, como telenovelas, propagandas, jogos eletrônicos e filmes, além de livros e outros itens cujo valor cultural encontra espaço no mercado.

Os números mostram que o Brasil teve uma ascensão na indústria da cultura, mas que esse avanço foi tímido se comparado ao de outros países quanto à exportação. O crescimento nacional foi de 2,4 bilhões de dólares para 7,5 bilhões de dólares em 2008, último ano referido no levantamento da ONU. Entretanto, somente a China exportou 84 bilhões de dólares em 2008. Não obstante as possibilidades vislumbradas além-fronteiras, o país ainda não está entre os 20 maiores produtores da cultura de exportação, cujo grupo tem China, Estados Unidos e Alemanha na liderança.

Para a chefe do Programa de Economia Criativa da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), Edna dos Santos-Duisenberg, megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas podem ajudar para que nossa economia criativa desponte de vez e firme o Brasil entre os exportadores culturais mais importantes do planeta. As oportunidades estão se descortinando e é necessário que nossos órgãos culturais estejam aptos a formular as políticas públicas capazes de permitir um salto de qualidade. Engenho e arte nunca faltaram aos brasileiros.

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.