Pontos de Cultura tornam-se referência e multiplicam-se em plataforma na América Latina

A Plataforma Puente Cultura Viva Comunitária realiza, a partir dessa semana, ações que visam o fortalecimento e a multiplicação das organizações culturais em toda a América Latina. A Plataforma tem como base a política dos Pontos de Cultura, que nasceu no Brasil.

Ações
Já está acontecendo a Campanha Continental que defende a destinação de 1% dos recursos nacionais para a cultura e 0,1% para a cultura comunitaria.



Entre os dias 12 e 19 de Abril de 2012, acontece a Semana Continental Cultura Viva Comunitária na preparação da Caravana que sairá da Bolívia até o Rio de Janeiro para o Congresso Rio + 20.

No dia 17 de Abril, os argentinos levarão o projeto de lei ao Congresso Nacional.

Pontos de Cultura
Segundo Gilberto Gil, Ex-ministro da Cultura, no contexto em que nasceu a política, "o Ponto de Cultura é uma espécie de ‘do-in’ antropológico, massageando pontos vitais, mas momentaneamente desprezados ou adormecidos, do corpo cultural do País”.
Aqui você pode ter mais informações sobre a ação no Brasil.

Os Pontos de Cultura são entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministério da Cultura que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades. A política se inscreve no Programa Cultura Viva que influenciou gestores e artístas de toda América Latina, transformado na idéia de Cultura Viva Comunitária. É projeto de lei na Argentina, em Medelin (onde já é lei), no Perú e Costa Rica.  


Divulgação:
Instituto Pólis (ver matéria)

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.