SMC lança publicações sobre prédios históricos da capital

Um livro e seis outras publicações relacionadas a prédios e monumentos históricos e artísticos de Porto Alegre foram lançados dia 22 no Museu de Porto Alegre (Rua João Alfredo, 582) pela Coordenação da Memória da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.

O livro Conservação de Monumentos (Editora da Cidade) resume em cerca de 60 páginas as diretrizes que hoje norteiam a preservação e manutenção permanente de prédios e monumentos, bem como um histórico evolutivo deste processo. São especificadas de acordo com o material (rochas, metais, concreto armado, cerâmica, resinas, etc) cuidados práticos e recomendações técnicas.

Cerca de 60 imagens ilustram o livro, todas com referência de data de construção, estilo, localização, autor e época do registro, bem como referências bibliográficas para consultas mais aprofundadas. A organização é de Flávia Boni Licht e de Luiz Antônio Bolcato Custódio, preço R$ 15,00.

As outras seis publicações têm a forma de folders, como se popularizaram os folhetos dobráveis, e se referem a marcos arquitetônicos da capital como o Mercado Público, o Paço dos Açorianos, o Arquivo Histórico de Porto Alegre, o Chalé da Praça XV, o Museu de Porto Alegre e a Casa Torelly, sede administrativa da Secretaria da Cultura. Além de informações sobre a história, estilos e técnicas empregados em cada edificação e destaques de elementos internos importantes, grandes ilustrações do artista plástico e professor Joaquim da Fonseca nomeiam cada detalhe que compõe as fachadas dos seis prédios mencionados. Por fim, um resumo informa os serviços disponíveis, contatos e horários de funcionamento daqueles locais. A organização é da Coordenação da Memória da SMC, distribuição gratuita.

Texto: Marcelo Oliveira da Silva / Assecom - SMC
Link: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?reg=212&p_secao=86

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.