O Centro Municipal de Cultura e a gentrificação em Porto Alegre

Construção do primeiro centro cultural da Capital, nos anos 1970, fez parte de um processo de gentrificação apoiado pelo Governo Militar.


Entrada do Centro Municipal de Cultura (foto Juliana Alabarse)
Após três anos e meio na Casa Torelly, no início de 2017 o Observatório da Cultura transferiu-se para o Centro Municipal de Cultura e Lazer Lupicínio Rodrigues, equipamento que, ao completar 39 anos (no último dia 9/11), concentra atualmente a maior parte dos setores da SMC.

Transcrevemos aqui um trecho do livro Porto Alegre: 25 anos de Cultura, de Rafael Guimarães, sobre o Centro: "O impulso para dinamizar a atividade cultural do Município nasceu, por ironia, não de uma política oficial da área, mas de um projeto de saneamento básico. Em 1973, o Banco Nacional da Habitação (BNH) anunciou o Programa CURA – Comunidades Urbanas para Recuperação Acelerada – voltado a recuperar a infraestrutura de espaços de vazio urbano. [...] Para fazer jus a esses recursos da União, a Prefeitura apresentou em contrapartida o Projeto Renascença, que incluía uma série de intervenções de recuperação urbana nas áreas em torno do que veio a ser a Avenida Érico Veríssimo. Uma das ideias iniciais era construir uma Escola de Criatividade, um equipamento cultural constituído por teatro, hall de exposições, biblioteca e sala de atividades múltiplas, além de um bar. Em 9 de novembro de 1978, é inaugurado o Centro Municipal de Cultura, com a presença do então presidente da República, general Ernesto Geisel."

O Projeto Renascença, executado entre 1975 e 1979, e que deu nome ao principal teatro do Município, também foi tema da pesquisa de Anita Silva de Souza, apresentada ontem no saguão do Centro, como parte da programação do Festival de Arte de Porto Alegre. Intitulada Projeto Renascença : um caso de gentrificação em Porto Alegre durante a década de 1970, sua Dissertação de Mestrado foi defendida em 2008 no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da UFRGS. Segundo ela, "o Projeto representou um pesado investimento público em melhorias urbanas na Região Centro-Sul da Capital. O suporte financeiro para este Projeto foi dado pelo BNH através do Plano CURA, que se destinava à recuperação de áreas urbanas em decadência. Entre as ações realizadas [...] observa-se a remoção de uma favela conhecida como 'Ilhota'. Como ferramenta teórica para analise deste processo foi utilizado o conceito de 'gentrificação', criado pela socióloga Ruth Glass para descrever um fenômeno de troca de classes sociais ocorrido a partir da década de 1950 entre os moradores do Centro de Londres." A maior parte dos moradores da Ilhota foi removida para o Bairro Restinga.

Segundo a Wikipedia, gentrificação (do inglês gentrification) é "o fenômeno que afeta uma região ou bairro pela alteração das dinâmicas da composição do local, tal como novos pontos comerciais ou construção de novos edifícios, valorizando a região e afetando a população de baixa renda local. Tal valorização é seguida de um aumento de custos de bens e serviços, dificultando a permanência de antigos moradores de renda insuficiente para sua manutenção no local cuja realidade foi alterada. Pelo termo gentrification - derivado de gentry, que por sua vez deriva do Francês arcaico genterise que significa 'de origem gentil, nobre' - entende-se também a reestruturação de espaços urbanos residenciais e de comércio independentes com novos empreendimentos prediais e de grande comércio, ou seja, causando a substituição de pequenas lojas e antigas residências."

Em 1993, a Unidade Editorial da SMC (mais tarde, Editora da Cidade) publicou Ilhota: Testemunho de uma Vida, livrinho de memórias de Zeli de Oliveira Barbosa, do qual reproduzimos o trecho a seguir, que dá uma ideia de como era vida no lugar:

"... depois da minha saída da Ilhota, a saúde de minhas crianças também melhorou muito, pois lá vivíamos praticamente dentro d'água, porque qualquer chuva, ficava-se dias e dias, o pátio alagado, e quando era inverno ficávamos um ou dois meses dentro de um lodo preto infestado de mosquitos e toda sorte de imundície que só gera nos pântanos. E outra coisa que era pior, quando a água subia com a chuva, em cada quintal havia pelo menos quatro ou três patentes com fossa, já que não existe encanamento e transbordavam saindo tudo de dentro e misturando com a água, que na maioria das vezes entrava dentro das casas, e quando a chuva passava, a gente levava dias lavando, ou melhor, atirando baldes de água dentro de casa para sair a sujeita deixada pelas águas. Era doloroso ver os estragos depois que tudo passava.!" (p.52-3)

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