Dando sequência ao relato iniciado no post de 22 de abril, aconteceu em São Caetano do Sul (SP), no último dia 14 de abril, o I Seminário de Informações e Indicadores Culturais do Grande ABC, com o objetivo de discutir a necessidade da coleta e utilização de dados para promover políticas públicas de cultura mais eficientes na região. O evento ocorreu no Teatro Vladimir Capela e foi organizado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho em Cultura. Na última mesa do dia, o coordenador Álvaro Santi, apresentou a experiência do Observatório da Cultura e alguns resultados da pesquisa Usos do Tempo Livre e Práticas Culturais, em companhia de
Ana Mesquita, jornalista e pesquisadora da área de políticas culturais; e Simone Zarate, mestre em Cultura e Informação pela Universidade de São Paulo (USP).
Já no dia 18, Álvaro esteve palestrando no Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP, a convite desta instituição. Entre os presentes, debatendo os resultados da nossa pesquisa, estavam os professores Sérgio Sobreira, da Faculdade de Comunicação da UFBA; e Jair Marcatti, coordenador do Observatório de Economia Criativa da ESPM-SP.
Convites como esses nos alegram muito, pois comprovam o reconhecimento do nosso trabalho para além das "fronteiras" do Município.
"Não se pode conceber a possibilidade de administrar um país sem dados estatísticos, pois que, sem eles, tudo é feito arbitrariamente, sem fundamento, sem critério e com grave prejuízo para o povo, que é a vítima dos atos levianos dos que governam sem doutrina e dos que administram por vagas inspirações, sem dados positivos em relação aos diversos ramos do serviço público" [Júlio de Castilhos, 1889]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela contribuição.