Estudo europeu de longo prazo sobre desenvolvimento de público divulga resultados
O projeto Engage Audiences: Audience Development (Engajar o público: desenvolvimento de público) acaba de publicar seu relatório final. Intitulado Study on Audience development: How to place audiences at the centre of cultural organisations (Estudo sobre o desenvolvimento do público: Como colocar os públicos no centro das organizações culturais), o estudo tem como objetivo fornecer abordagens e métodos bem sucedidos na área de desenvolvimento de públicos, a serem divulgados entre as organizações culturais europeias. Visa também equipar lideranças culturais com meios de argumentação convincentes para tornar as organizações culturais mais focadas em seus públicos. O estudo foi realizado pela Fondazione Fitzcarraldo, juntamente com a Culture Action Europe, ECCOM e Intercult, no âmbito do programa Europa Criativa [site em português].
Importante notar que "Desenvolvimento de Públicos" (Audience Development) não significa simplesmente um aumento na quantidade de visitantes ou espectadores. Conforme definição da Comissão Europeia, que colocou a questão como uma das novas prioridades do programa Europa Criativa, trata-se de um processo estratégico, dinâmico e interativo de tornar as artes amplamente acessíveis. Seu objetivo é envolver indivíduos e comunidades, vivenciando, desfrutando, participando e valorizando as artes, através de vários meios disponíveis hoje para os operadores culturais. O Desenvolvimento do Público pode ser entendido de várias maneiras, dependendo de seus objetivos e grupos-alvo:
- Ampliação do público: Atrair um público maior, com o mesmo perfil sociodemográfico que o atual;
- Aprofundar o relacionamento com o público: Aprimorar a experiência dos públicos atuais;
- Diversificar os públicos: Atrair pessoas com um perfil sociodemográfico diferente, incluindo pessoas sem contato prévio com as artes.
Os recursos disponibilizados pelo projeto incluem:
- Relatório final da pesquisa (85p.)
- Resumo executivo da pesquisa (13p.)
- Apresentação de slides,
- Manual, parte I - Ferramentas para desenvolvimento de público: Guia Prático para Operadores Culturais
- Manual, parte II - Regras para desenvolvimento de público - Recomendações-chave
- para o desenvolvimento de público e
- Catálogo de 30 estudos de caso bem sucedidos, em vários países europeus. [todos em inglês apenas, exceto o resumo, disponível também em francês]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela contribuição.