Conferência Internacional sobre Pesquisa em Política Cultural

Iniciamos hoje uma série de postagens com relatos da VII Conferência Internacional de Pesquisa em Política Cultural, ocorrido em Barcelona na última semana.

Maior evento sobre o tema em escala global, nesta edição a ICCPR reuniu pesquisadores de 46 países dos 5 continentes, que apresentaram 226 artigos, além de diversas mesas temáticas e sessões abertas ao público, que tiveram lugar no Centro de Cultura Contemporánea de Barcelona e na Universidad Ramón Llull.

Estive lá para apresentar um estudo sobre os indicadores culturais em uso no Portal de Gestão da Prefeitura de Porto Alegre, que vem a ser o primeiro projeto de pesquisa próprio do Observatório da Cultura.

Antes dessa apresentação, participei de uma sessão como debatedor de um artigo da espanhola Patricia Cupeiro, que analisa o interessante caso da Rede de Paradores de Turismo. Trata-se de iniciativa bem sucedida do governo espanhol, visando ao mesmo tempo a preservação do patrimônio histórico e o fortalecimento da infra-estrutura em turismo. Criada em 1928, a rede segue sob controle estatal e em expansão - no último dia 7 de julho a Rainha Sofia inaugurou o Parador do Castelo de Lorca. Entre as mais de 90 casas que atualmente compõem a rede, cerca de metade ocupa prédios históricos e/ou localizados em reservas naturais.

Na mesma sessão, tive ainda a oportunidade de conhecer a pesquisa da brasileira Ana Regina Rego, professora na UFPI. Sua tese de doutorado, intitulada Comunicação corporativa, marketing e Política Cultural: Brasil e Espanha (2010), está disponível na íntegra aqui (vol.1) e aqui. (vol.2) Na comparação entre os sistemas de financiamento por dedução fiscal nos dois países, verifica-se, por exemplo, que o limite máximo de dedução concedido pelo governo espanhol é de 35%.

Álvaro Santi - Coordenador do Observatório da Cultura de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.