Estúdio Geraldo Flach vai oferecer gravações ao vivo e gratuitas à comunidade

O novo estúdio Geraldo Flach, localizado junto ao Teatro de Câmara (rua da República, 575), foi inaugurado no dia 3 de Julho de 2012. O espaço foi criado para oferecer à comunidade musical gaúcha uma alternativa sem custos e de qualidade técnica para gravação de projetos artísticos em CD. O estúdio foi obtido com financiamento do Ministério da Cultura (MinC), gerido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre.

A adequação do espaço físico do estúdio foi concluída e já nos próximos dias deve acontecer a publicação de um edital que selecionará projetos musicais para registro em CD. A localização do equipamento junto a um teatro teve a objetivo de oferecer aos músicos, além da possibilidade de registro em estúdio, a chance de realizar gravações ao vivo, com presença de público.

De início, o projeto levaria o nome de Araújo Vianna, e ficaria próximo ao auditório homônimo. Posteriormente, com a decisão técnica de instalação no Teatro de Câmara, tomou corpo a ideia de homenagear o pianista e compositor Geraldo Flach, falecido em janeiro do ano passado.

Veja fotos aqui

O estúdio, que será administrado pela Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura, é mais um Ponto de Cultura da cidade. O investimento de R$ 300 mil foi viabilizado com financiamento do Ministério da Cultura e com aporte de um terço do valor pela prefeitura.

Homenagem - Pianista e compositor, Geraldo Flach, falecido no ano passado, levou o nome de Porto Alegre para as cidades onde se apresentou, no Brasil e no exterior. Na inauguração do estúdio que leva seu nome, teve a obra lembrada em apresentação do instrumentista Cristian Sperandir. Bethânia Flach, filha de Geraldo, falou da emoção da família ao receber a notícia da homenagem. “Relacionar seu nome a um espaço democrático de produção musical nos orgulha”, declarou.

Operação - De acordo com o secretário da Cultura, Sérgius Gonzaga, na próxima semana deverá ser publicado o edital que selecionará projetos musicais para registro em cd. O material será definido por uma comissão integrada por representantes da comunidade cultural e da secretaria. A localização do equipamento junto a um teatro teve a finalidade de oferecer aos músicos, além da possibilidade de registro em estúdio, a chance de realizar gravações ao vivo, com presença de público, sendo esse seu principal diferencial entre os estúdios do gênero.

Além de dois editais anuais, também será criado pela SMC o selo Hardy Vedana, que se dedicará a gravar cds de personalidades de reconhecida trajetória musical que ainda não tenham registros suficientes de suas obras em cd, assim como relançamento de obras elogiadas que estejam fora de catálogo.

Texto: Marcelo Oliveira da Silva
Divulgação: Prefeitura de Porto Alegre (ver matéria na fonte)

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.