Evento de lançamento foi no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa |
O Intercena pretende oferecer capacitação para os grupos, com vistas ao mercado externo; realizar um Seminário Internacional de Festivais e rodadas de negócios com curadores e programadores de festivais nacionais e internacionais; e oferecer apoio para para a mobilidade e intercâmbio dos artistas e espetáculos.
Na abertura, o diretor de Relações Institucionais da Braskem no RS, João Ruy Freire, afirmou que o apoio ao projeto teve como maior motivação proporcionar qualificação artística, técnica e de gestão para o teatro brasileiro, seus artistas, diretores e demais profissionais que atuam na área. A empresa é patrocinadora do Festival Porto Alegre em Cena há 12 anos.
O Prof. Marcelo Milan, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS, foi o primeiro painelista a falar, apresentando a estrutura (com mais de 30 pesquisadores), funcionamento e um resumo das atividades do Núcleo de Estudos de Economia Criativa e da Cultura (Neccult), com 12 em andamento e outras seis já finalizadas (disponíveis no site).
A seguir, o Prof. Elder Patrick Maia Alves, da Universidade Federal de Alagoas, apresentou e comentou dados recentes de pesquisas sobre consumo cultural no Brasil, destacando a tendência de crescimento do público de espetáculos teatrais e o uso cada vez maior dos celulares para acesso aos conteúdos culturais, via Internet.
Representando o Observatório dos Festivais, o diretor teatral e Sociólogo Marcelo Bones, abordou os principais gargalos para a circulação nacional e internacional de espetáculos das artes cênicas, e a importância de propiciar encontros entre artistas, produtores e programadores de festivais e de salas de teatro.
As incrições para atividades de capacitação do Intercena já estão abertas, no site do projeto.
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