Painel do dia 30/10 teve mediação do Observatório da Cultura (Foto Lucas Schardong - IHU) |
O evento teve início, na tarde do dia 30, com uma Roda de Conversa com a participação de 14 instituições dedicadas à pesquisa em áreas tão diversas como a saúde, o meio ambiente, os direitos humanos, a segurança alimentar, a segurança pública, entre outras.
À noite, aconteceu o painel intitulado “A Sociedade nas tramas das crises contemporâneas”, com a participação do Prof. Dr. Carlos Paiva, da Fundação de Economia e Estatística (FEE-RS), do Bel. Cezar Miola, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e do Prof. Dr. Paulo Roberto Rodrigues Soares, do Observatório das Metrópoles.
O segundo dia contou com a apresentação dos nove trabalhos selecionados pela comissão curadora (da qual participamos). Na parte da tarde, dois painéis dedicados aos "Observatórios e suas Relações com Pesquisas, Instituições e Sociedade". O primeiro deles contou com a participação de Fábio Cunha, presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos (SATED-RS), que testemunhou a importância do nosso trabalho em prol da luta por recursos para a Cultura. Exemplo disso foi o levantamento dos dados orçamentários dos fundos Fumproarte e Funcultura, publicados neste blog, que tem servido para fundamentar o debate na sociedade e junto ao Legislativo Municipal, visando restabelecer os patamares mínimos para estes fundos, estipulados em Lei.
Na parte final do evento, dedicada à sistematização e encaminhamentos, as entidades presentes decidiram redigir um "Manifesto em defesa da pesquisa, da informação e das estatísticas públicas", em apoio à FEE-RS, que se encontra em processo de extinção pelo Governo do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela contribuição.