Seminário Intercena em Porto Alegre - Parte 3

Programação do terceiro dia do Seminário aconteceu no
auditório da Fundação Iberê Camargo
No terceiro dia, o Seminário Intercena teve continuidade com o painel Distribuição Internacional das Artes Cênicas, que reuniu representantes de cinco grandes eventos do setor.

1. Carla Valles, diretora de gestão e conteúdos do Festival Santiago Off, evento em sua sétima edição, que surgiu na capital chilena a partir de uma construção coletiva dos próprios grupos de artes cênicas, como alternativa ao festival oficial Santiago a Mil (que completou 25 anos de existência em 2018). Incorpora atividades de formação, residências e debates, de forma descentralizada, envolvendo também o público escolar. Com outros 17 festivais e grupos de dança, teatro e circo, o Santiago Off integra uma rede, responsável por elaborar um Projeto de Lei de Fomento às Artes Cênicas, que acaba de ser aprovado pela Câmara de Deputados, o qual contempla a criação de um fundo, um conselho e um prêmio nacional para o setor.

2. Mario Vega apresentou Mapas, o Mercado Cultural de Artes Performáticas do Atlântico Sul, que terá este ano sua segunda edição, na Ilha de Tenerife (Espanha). Em sua primeira edição, recebeu mais de 1200 inscrições de artistas de música e artes cênicas de 48 países.

3. Outro evento internacional realizado em solo espanhol (em Donostia-San Sebastian) é a Feira de Artes Cênicas dFeria, apresentada no Seminário por Mario Vega. Sua 24a. edição, realizada em março passado, integra as dimensões de festival e feira de negócios, tendo reunido, segundo o site do evento, pelo menos 150 artistas e 200 programadores.

4. Bem mais próximo de Porto Alegre (na geografia) encontra-se o Festival Internacional de Buenos Aires, apresentado por Federico Irazábal. Um dos tantos festivais promovidos pela Prefeitura da Capital portenha, com apoio de outros organismos públicos e privados, o FIBA é um evento bienal dedicado às Artes Cênicas, tendo realizado em 2017 sua 11a. edição, com 80 produções apresentadas em três semanas para mais de 50 mil espectadores. Seu desafio é manter o interesse do público em uma cidade que tem uma produção contínua na área, a qual porém é extremamente concentrada em termos territoriais.

5. Finalmente, o Festival Internacional de Teatro de Manizales (Colômbia) foi apresentado por seu diretor Octavio Arbeláez. Um dos mais antigos do Continente, irá comemorar meio século de existência em sua próxima edição, em outubro próximo.

Leia as postagens anteriores com o restante do nosso relato sobre o Intercena: parte 1 e parte 2.

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.