Setor de festivais debate internacionalização em Porto Alegre

Abertura do evento aconteceu no Teatro da Santa Casa

Seminário Intercena reuniu companhias de artes cênicas e curadores do país e exterior para ampliar oportunidades de circulação


Na semana que passou, Porto Alegre recebeu mais uma etapa do projeto Intercena, idealizado e dirigido pelo ator e diretor de teatro Alexandre Vargas, com patrocínio da Braskem, via Lei de Incentivo à Cultura do RS.

Lançado em dezembro de 2017, o Intercena abriu inscrições para companhias de artes cênicas interessadas em ampliarem sua circulação em âmbito nacional e internacional. As 22 companhias gaúchas selecionadas participaram de atividades de capacitação, culminando na participação no Seminário Internacional sobre Festivais de Artes Cênicas, realizado de 24 a 27 de abril. A programação incluiu rodadas de negócios com a participação de 30 convidados do país e do exterior, entre curadores e programadores de festivais e espaços cênicos, gestores de órgãos culturais e empreendedores do setor.

O primeiro dia do Seminário teve dois painéis, o primeiro dedicado aos mercados e redes de cooperação e o segundo aos processos de curadoria; além da apresentação do programa Coincidência, da Fundação Pro Helvetia, que promove o intercâmbio cultural entre a Suíça e a América do Sul; finalizando com o lançamento do livro O que pensam os curadores de artes cênicas, de Michele Rolim (baseado em sua Dissertação de Mestrado Pensamento Curatorial em Artes Cênicas).

O primeiro painel contou com apresentações sobre a Rede de Festivais brasileiros e seu Observatório dos Festivais, plataforma que reúne informações sobre essa rede, ainda em construção, que pretende propor políticas públicas para o setor. Um levantamento preliminar feito em 2015 indicou que os 68 festivais mapeados pela rede geraram 15 mil postos de trabalho, movimentando cerca de R$ 50 milhões, naquele ano. No plano internacional, foi apresentada a Redelae - Red Eurolatinoamericana de Festivales de Artes Escénicas, que agrega atualmente 22 festivais, entre os quais o Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre é o único representante brasileiro.

No painel da tarde, a curadoria no campo das Artes Visuais foi o tema de Gabriela Kremer Motta, cuja dissertação de mestrado, Entre olhares e leituras: uma abordagem da Bienal do Mercosul, 1997-2003, foi publicada em livro em 2007, com apoio do Fumproarte.

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.