Congresso Brasileiro de Cinema volta a Porto Alegre


Inicia hoje em Porto Alegre o 8º Congresso Brasileiro de Cinema. A abertura terá a presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira. O evento será no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514).
Sob o tema O que nos separa já sabemos, mas o que nos une?, o evento, que acontece até o dia 15, reunirá profissionais e especialistas de todo o País com o objetivo de articular uma discussão ampla, que contemple os mais diversos segmentos da indústria audiovisual, abrangendo todos os elos da cadeia produtiva brasileira.
A volta à capital gaúcha deste evento bienal marca os 10 anos da constituição do CBC enquanto entidade representativa do setor, em caráter permanente, que ocorreu exatamente aqui, no III CBC, primeiro após mais de 20 anos em que o congresso deixou de acontecer.
Cerca de 70 instituições ligadas ao setor já confirmaram presença, além de personalidades do audiovisual brasileiro como Lucy e Luis Carlos Barreto, Gustavo Dahl, Roberto Farias, Geraldo Sarno, João Daniel Tikhomiroff, Maurice Capovilla, Tereza Cruvinel (presidente da Empresa Brasileira de Comunicação) e Manoel Rangel (presidente da Agência Nacional do Cinema, instituição vinculada ao Ministério da Cultura), dentre outros.
Os participantes se organizarão em grupos de trabalho (GTs), painéis de discussão e haverá também atividades culturais. O objetivo é colocar em pauta questões que norteiam e determinam a produção audiovisual atual. Produção, infraestrutura, film comission, co-produções internacionais, pesquisa, preservação, crítica, políticas públicas, novas mídias, convergência, exibição, direitos autorias e do público são alguns dos temas que serão analisados e debatidos no Congresso.
A ideia é que os quatro dias de trabalho resultem em propostas e diretrizes que norteiem a atividade do segmento para os próximos anos. Deste encontro, será retirado um documento para ser encaminhado para os candidatos aos governos dos estados e à Presidência da República, com as principais reivindicações e prioridades do setor.

Fonte: página do MinC

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.