Seminário II: notícias da Colômbia

 A segunda conferência de abertura foi de MARIA ADELAIDA JARAMILLO. La planificación cultural desde el enfoque de redes: una mirada a partir de la experiencia de formulación de políticas culturales desde la Universidad de Antioquia. Ela é professora dessa universidade colombiana, localizada em Medellín. Seu relato compreende ua formulação de plano de política cultural para o Departamento de Antioquia e sua capital, por meio de redes de universidades e outros atores e instituições. Abordou as relações estado-sociedade no contexto das políticas públicas, a partir da teoria do Estado (direito), da ciência política e das ciências sociais, para só então chegar a especificidade cultural. Neste campo, há um protagonismo crescente da sociedade na reivindicação de seus direitos culturais. E as políticas daí resultantes atendem a essa reivindicação, num processo participativo que precisa levar em conta forçosamente as desigualdades sociais marcantes do país.
Referências institucionais na Colômbia:
1991 – Nova Constituição, marco na reconstrução do país, encarada como um processo CULTURAL.
1997 – Lei Nacional de Cultura
O Plano Nacional de Cultura 2001-2010 é considerado ponto de partida rumo a uma cidadania cultural democrática, com articulação entre o local, regional, nacional e global. Três campos básicos: Participação, criação & memória e Diálogo Cultural. Apresenta 5 diretrizes para a sustentabilidade: Fortalecimento do setor, informação, gestão, legislação e financiamento.
A própria universidade de Antioquia tem seu Plano de Cultura (2006-2016), e está participando na elaboração de um plano nacional conjunto das universidades.

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.