SESI-SP promove Seminário Internacional de Economia Criativa

Com o apoio da maior entidade empresarial brasileira, o Seminário Internacional de Economia Criativa, Cultura e Negócios do Sesi-SP, com curadoria de Ana Carla Fonseca, reuniu entre os dias 17 e 20 de abril - nas cidades de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto - 41 convidados que discutiram os principais desafio com relação à economia criativa, cultura, negócios e valorização do talento humanos. O Observatório da Cultura de Porto Alegre marcou presença neste evento, considerado histórico para o tratamento do tema no Brasil, através de seu coordenador, Álvaro Santi.

Howkins (D) e o mediador Gilberto Dimenstein

A abertura ficou por conta de John Howkins, considerado um dos pais da economia criativa e pioneiro nos estudos desse campo pela publicação de The creative economy: How people make money from ideas (2001). Em seu mais recente trabalho, Creative ecologies (2009), Howkins destaca 3 princípios da "ecologia criativa":
1. Todos são (nascem) criativos
2. A criatividade necessita de liberdade
3. A liberdade necessita de mercados
Howkins é um grande conhecedor da realidade da China, que tem visitado regularmente a convite do governo e empresas para as quais presta consultoria na área.

Texto e Foto: Álvaro Santi / Observatório da Cultura de Porto Alegre 

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.