Seminário Internacional de Economia Criativa Cultura e Negócios (2)

Com o apoio da maior entidade empresarial brasileira, o Seminário Internacional de Economia Criativa, Cultura e Negócios do Sesi-SP, com curadoria de Ana Carla Fonseca (Garimpo de Soluções), reuniu entre os dias 17 e 20 de abril - nas cidades de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto - 41 convidados que discutiram os principais desafio com relação à economia criativa, cultura, negócios e valorização do talento humanos. O Observatório da Cultura de Porto Alegre marcou presença neste evento, considerado histórico para o tratamento do tema no Brasil, através de seu coordenador, Álvaro Santi.

A mesa sobre clusters criativos teve Eva Emenlauer-Blömers discorrendo sobre o Projekt Zukunft (Projeto Futuro), criado pelo governo de Berlin em 1997 para fazer frente ao desemprego e outros problemas surgidos após a reunificação alemã, através do apoio à infra-estrutura e empresas de TIC e incremento ao uso de recursos audiovisuais no ensino público. Desde então, o número de empresas criativas na cidade quadruplicou, mas ainda assim o índice de desemprego é o dobro da média nacional. O setor das indústrias criativas é destinatário de 40% dos atuais recursos públicos de fomento.

O outro palestrante foi Enrique Avogadro, do Observatório de Indústrias Criativas de Buenos Aires focalizando o projeto de "distritos criativos". Mediante um marco legal específico, a municipalidade oferece facilidades a  empresas específicas (audiovisual, moda, design) para se estabelecerem em determinadas áreas da cidade, com motivações estratégicas, seja por serem regiões degradadas pela desindustrialização, ou por comportarem infra-estrutura ociosa. Os distritos são geridos com a participação de conselhos, onde estão representados o governo, empresas e a população local.

(Os conteúdos deste e outros painéis do seminário do SESI não se encontram disponíveis em vídeo, mas abaixo você poderá assistir à apresentação que Avogadro fez sobre o mesmo tema em outubro de 2011, em nosso Seminário Cultura e Desenvolvimento Local.)


Texto e Foto: Álvaro Santi / Observatório da Cultura de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.