Na foto: Álvaro, Maureen, Laura, Baiard, Marcel, Liége, Maria do Carmo, Martha e Breno. |
"Não se pode conceber a possibilidade de administrar um país sem dados estatísticos, pois que, sem eles, tudo é feito arbitrariamente, sem fundamento, sem critério e com grave prejuízo para o povo, que é a vítima dos atos levianos dos que governam sem doutrina e dos que administram por vagas inspirações, sem dados positivos em relação aos diversos ramos do serviço público" [Júlio de Castilhos, 1889]
Arranca o Grupo de Estudos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi
ResponderExcluirGostei muito da nossa primeira reunião. Acho importante termos instâncais de discussão a respeito do assunto,para oxigenarmos as idéias posteriormente colocá-las em execução. Aguardo a próxima.
Abraços
Maureen
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirIniciando pelas apresentações, sou mestranda do PPG LETRAS-UniRitter, vinculada à linha de pesquisa "linguagem, discurso e sociedade". Estou terminando o mestrado e, se tudo der certo, iniciando o doutorado em 2013, com projeto ligado a linha "Leituras e processos culturais".
Logo no início do mestrado, eu e alguns colegas observamos que nossos interesses e pesquisas tinham uma abordagem um pouco diferente dos outros colegas. A partir dos teóricos que embasavam nossos estudos, concluímos, pela perspectiva cultural desses pensadores em que nos apoiávamos, que estávamos sincronizados com os chamados "estudos culturais".
Com o propósito de nos familiarizarmos com essa abordagem, formamos um grupo de estudos e nos dedicamos a realização de uma revisão bibliográfica de teóricos e pensadores a esses estudos vinculados. Crescemos e a instituição a qual nos filiamos nos formalizou. Contudo, percebemos que precisamos de orientações, pois, pelo que sabemos, aqui no Rio Grande do Sul não há formações dedicadas aos estudos culturais, informais ou institucionais, ligados à área de Letras.
Assim, a minha intenção primeira é fazer contato com pesquisadores e colaboradores da área para trocarmos informações, colocando nosso emergente grupo na rede de relações dos estudiosos da cultura.
Nossas atividades, ainda que sucintas, estão registradas na página social:https://www.facebook.com/GrupoDeEstudosDaCultura
Agradeço desde já a atenção!