Nos dias 21, 22 e 23 de Março, aconteceu em São Paulo o Fórum Internacional de Gestão Cultural. O Observatório da Cultura de Porto Alegre esteve presente, através de seu coordenador, Álvaro Santi.
Realização conjunta do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP (CELACC), Livraria Cultura e Portal Terra, o evento foi transmitido ao vivo pela internet. As 13 palestras podem ser assistidas aqui. Destacamos três delas:
O espanhol Ángel Mestres, que numa espécie de vertiginosa volta ao mundo apresentou uma dezena de exemplos de iniciativas individuais ou coletivas que apontam para mudanças de paradigmas na gestão da cultura.
O pianista e produtor musical Benjamin Taubkin, que afirma que o setor cultural "entregou" a cultura às grandes corporações, graças às leis de incentivo, tendo como consequência a inflação dos custos e a insustentabilidade do mercado.
O historiador Eleilson Leite, narrando a experiência da Agenda Cultural da Periferia, que há 5 anos vem divulgando a produção cultural paulistana que habitualmente não tem espaço na imprensa.
"Não se pode conceber a possibilidade de administrar um país sem dados estatísticos, pois que, sem eles, tudo é feito arbitrariamente, sem fundamento, sem critério e com grave prejuízo para o povo, que é a vítima dos atos levianos dos que governam sem doutrina e dos que administram por vagas inspirações, sem dados positivos em relação aos diversos ramos do serviço público" [Júlio de Castilhos, 1889]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela contribuição.