A Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), a UFRGS e o British Council assinaram na última sexta-feira, 26 de outubro, um Protocolo de Intenções que visa o aprofundamento da relação entre as partes através da realização de atividades culturais e técnico-cinentíficas.
O secretário Assis Brasil disse ser uma voz diferente depois da delegação ter feito várias reuniões no setor econômico e financeiro, destacando as ricas possibilidades diante da diversidade cultural do Rio Grande do Sul. O reitor da UFRGS, Carlos Alezandre Netto, apresentou as principais ações da UFRGS e as possibilidades de troca de conhecimento entre as universidades britânicas e a gaúcha. O diretor Brasil do British Council, Richard Masters, salientou o novo momento que se inicia por meio do acordo assinado.
O prefeito do centro financeiro de Londres, David Wootton, que foi recebido pelo governador Tarso Genro, em um almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, disse estar muito satisfeito com a visita ao estado e com as possibilidade de negócios, mas também com o intercâmbio no setor da cultura e da educação.
Ações conjuntas
O objetivo é a realização de projetos culturais conjuntos com o Reino Unido, facilitar a mobilidade e intercâmbio para artistas, estudantes, acadêmicos, gestores e outros participantes da comunidade cultural e acadêmica do estado e estabelecer encontros que tenham como tema assuntos relevantes ao desenvolvimento da cultura e do ensino superior brasileiro e internacional.
Uma das primeiras atividades será, em data a ser definida, um encontro sobre museus com troca de experiências entre os técnicos em museologia do Reino Unido e representantes do Sistema Estadual de Museus (SEM),
Também presentes no evento o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI),Marcus Coester, e a secretária de Relações Internacionais da UFRGS, Liane Hentschke.
British Week
Durante a Semana Britânica, uma série de eventos empresariais, educacionais e culturais mostrará a presença britânica no Estado e trará oportunidades de parcerias entre gaúchos e europeus. Na próxima segunda-feira (29), o Hotel Sheraton sediará o seminário “Tecnologia da Informação, Novas Mídias e Oportunidades de Negócios na Indústria Criativa no Brasil”. A programação inicia às 9h, com fala do presidente da AGDI, e encerrará com encontros de negócios e visitas a parques tecnológicos, a partir das 14h.
British Council
O British Council é uma organização sem fins lucrativos que atua em mais de 100 países. Fundada em 1934, tem como objetivo fortalecer os laços entre o Reino Unido e os países onde está presente através da construção de relacionamentos mutuamente benéficos em: Artes, Educação, Esportes e Inglês.
No Brasil, iniciou sua operação em 1945, através de um decreto presidencial. Desde então, tem desenvolvido parcerias entre o Brasil e o Reino Unido. No ano de 2010, nossas atividades atingiram mais de meio milhão de pessoas, entre empresários, pesquisadores, professores, estudantes e governantes.
O British Council está presente no Brasil através de quatro escritórios, localizados em Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O British Council também possuí representantes em outros estados.
Divulgação: Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC)
"Não se pode conceber a possibilidade de administrar um país sem dados estatísticos, pois que, sem eles, tudo é feito arbitrariamente, sem fundamento, sem critério e com grave prejuízo para o povo, que é a vítima dos atos levianos dos que governam sem doutrina e dos que administram por vagas inspirações, sem dados positivos em relação aos diversos ramos do serviço público" [Júlio de Castilhos, 1889]
SEDAC, UFRGS e British Council assinam convênio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela contribuição.