3ª Conferência Nacional de Cultura

O Comitê Executivo da III Conferência Nacional de Cultura (CNC) se reuniu na última sexta-feira (23) para definir a metodologia e elaborar a proposta da programação da conferência, que acontece de 26 a 29 de novembro, em Brasília. Na reunião, também estiveram em pauta as Conferências Municipais e Estaduais de Cultura e as Conferências Livres.

"Foi uma oportunidade de fazermos uma avaliação das Conferências Municipais, que se encerraram no dia 11 de agosto. É muito bom dar continuidade aos trabalhos sabendo que 51% dos municípios realizaram conferências", comemorou o coordenador Executivo da Conferência Nacional de Cultura, Bernardo Mata-Machado.

Esse percentual corresponde a 2808 municípios brasileiros que realizaram suas conferências de Cultura. Na região Norte foram 127 encontros; no Nordeste, 1012; no Sudeste, 811. O Sul somou 694 Conferências e, no Centro-Oeste, o número foi de 164.

Municipais e Estaduais
As conferências municipais são a primeira etapa para a realização da CNC. Na sequência, acontecem os encontros estaduais, que selecionarão os delegados que participarão na Conferência Nacional, em novembro. Os encontros estaduais e no DF estão com as datas marcadas para serem realizados até 13 de outubro.

"Nesse contexto, foi fundamental a orientação aos Estados aprovada na reunião para que priorizem uma proposta em cada um dos 16 eixos do temário a fim de facilitar a sistematização das propostas a serem discutidas na III Conferência Nacional de Cultura", explicou Bernardo.

Conferências Livres de Cultura
Na mesma reunião foram normatizadas as Conferências Livres de Cultura, que podem ser realizadas por segmentos ou entidades públicas ou privadas e que podem contribuir com propostas a serem discutidas na III CNC, mas que não elegem delegados para o encontro nacional. Foi estabelecido que o prazo para a realização das Conferências Livres será até o dia 29 de setembro e que os realizadores deverão apresentar ao Ministério da Cultura relatório especificando qual segmento ou entidade convocou a conferência livre, a data e local de realização, o número de participantes e as propostas que foram aprovadas. As propostas deverão estar alinhadas com um ou mais eixos do temário da III CNC, já divulgado no Regimento Interno (Portaria nº 33 de 16 de abril de 2013).

Plano de Trabalho
Na reunião também foi discutido e aprovado o Plano de Trabalho do Comitê Executivo da III Conferência Nacional de Cultura. "Dividimos o trabalho do comitê em quatro eixos, resumidamente: logística, metodologia, comunicação e programação cultural", finalizou Mata-Machado.

Participaram da reunião dirigentes do sistema MinC (secretarias e instituições vinculadas), os chefes das Representações Regionais do Ministério da Cultura e representantes do Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).

Saiba mais: http://www.cultura.gov.br/3cnc

(Texto: Ascom / MinC)

A Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) divulgou a programação da 4ª Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá entre 30 de setembro e 3 de outubro de 2013, em Lajeado, com o tema geral “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional e Estadual de Cultura”.

Uma das cidades com maior número de conferências de cultura realizadas, Porto Alegre realizou sua 9ª edição nos dias 3, 4 e 10 de agosto, na Câmara de Vereadores, e foram eleitos 6 delegados para a etapa estadual. Simultaneamente, esteve disponível até o dia 31 de agosto uma plataforma online para recebimento de propostas e opiniões, que pode ser consultada em pmcportoalegre.com.br.

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.