Foto Ivo Gonçalves (PMPA) |
Contemplado em Edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Estado, o projeto contempla uma pesquisa de campo para diagnóstico da demanda e acesso a produtos e serviços culturais pela população, bem como de outras práticas de lazer “não-culturais”, através de entrevistas domiciliares. O objetivo é subsidiar a formulação das políticas culturais do Município, e monitorar seus resultados a médio e longo prazo. O custo total é de R$ 100 mil, dos quais 50% de recursos próprios.
Ao longo do ano passado, prosseguimos o planejamento das atividades, criando grupo de trabalho com a participação do Professor Caleb Faria Alves (IFCH-UFRGS) e da socióloga Mariana Aydos sob a coordenação da socióloga Fátima Ávila da SMC. O GT vem se reunindo regularmente para estudar e debater textos e outras pesquisas similares, buscando aprimorar o questionário que será utilizado nas entrevistas com a população. As reuniões contaram com a participação de convidados, especialistas nas diversas áreas culturais, como o jornalista Juarez Fonseca, a professora Márcia Ivana de Lima e Silva e a artista plástica Vera Pellin.
A pesquisa (descrita com mais detalhes nesta postagem) tem como modelo as que se desenvolvem desde os anos 1960 na França, por iniciativa do Ministério da Cultura e Comunicação. (links em francês) A partir dessa iniciativa pioneira, diversos países realizam pesquisas similares, de forma periódica. Nos links abaixo pode-se conhecer os resultados de algumas delas:
em espanhol
em inglês
- Estados Unidos (2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela contribuição.