Observatório é destaque em seminário no Distrito Federal

Nos dias 28 e 29 de junho, estivemos em Brasília, a convite do Governo do Distrito Federal, para participar do I Seminário de Informações e Indicadores Culturais. O evento aconteceu no Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília Leonel Brizola. Na ocasião, apresentamos um relato dos principais estudos e pesquisas publicados pelo Observatório da Cultura desde sua criação, em 2010, no painel intitulado “Referenciais para monitoramento, avaliação e tomada de decisão”. A apresentação teve o objetivo de incentivar a prática da pesquisa e utilização de dados como subsídio à tomada de decisões na gestão pública da cultura.

Realização da Secretaria de Cultura do DF, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o evento contou com a participação de profissionais, pesquisadores e gestores da área cultural, para trocar experiências sobre como dados, indicadores e sistemas de informação podem fazer a diferença na elaboração de projetos, ações e políticas públicas culturais.

Coordenador do Observatório, Álvaro Santi, com a Subdiretora
da Secretaria de Cultura da Cidade do México, Jainite Rueda.
Com o tema central “Cultura na era da Informação e do Conhecimento”, o Seminário trouxe convidados nacionais e internacionais em mesas redondas, palestras, diálogos em formato de entrevista e oficina para interação, produção colaborativa e trocas de experiências sobre usos de dados, elaboração de indicadores, construção de narrativas, redes e tecnologia no monitoramento e avaliação da produção cultural. Ao final do evento, foi apresentado o ID Cultura, cadastro único de todos os agentes culturais do Distrito Federal, serviço que vai funcionar como uma espécie de identidade digital, agregando todos os dados cadastrais dos profissionais que fazem cultura no DF, constituindo um importante passo para a implementação do Sistema de Informações e Indicadores Culturais do Distrito Federal, previsto na Lei Orgânica de Cultura (LOC).

Com informações da página da Secretaria de Estado da Cultura do DF

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.