Curso de extensão universitária em Gestão e Política Cultural (à distância): inscrições abertas para a Capital

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

Curso de Extensão Universitária em Gestão e Política Cultural

A Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre torna pública a abertura de processo seletivo para GESTORES E AGENTES CULTURAIS residentes em Porto Alegre* e que atuem nos setores privado ou público, para o preenchimento de vagas ao I Curso de Extensão Universitária em Gestão e Política Cultural, modalidade à distância, a realizar-se no período de SETEMBRO a DEZEMBRO de 2011, mediante Termo de Cooperação entre o MUNICÍPIO, a Universidade Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS e a Fundação para o Desenvolvimento do Ensino e Pesquisa-FUNDEPE (processo 1.018878.11.3).

O curso integra o projeto Observatório da Cultura de Porto Alegre: Informação e Capacitação para o Desenvolvimento, financiado pelo Programa Barcelona Solidária, da Prefeitura de Barcelona e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento-AECID, para cidades integrantes da Rede Cidades e Governos Locais Unidos-CGLU e signatárias da Agenda 21 da Cultura.

1. VAGAS: Serão oferecidas 22 (vinte e duas) vagas, sendo 11 (onze) para o setor privado e 11 (onze) para o setor público, das quais 6 (seis) para funcionários da SMC e 5 (cinco) para funcionários de outros órgãos públicos de cultura, sediados no Município.

2. REQUISITOS: Os candidatos deverão comprovar a conclusão do Ensino Médio e residência no Município. Representantes do setor público deverão comprovar também o vínculo empregatício com a instituição. São também requisitos para o curso, sem necessidade de comprovação prévia: acesso à internet em banda larga, conhecimentos básicos de informática e endereço de correio eletrônico próprio.

3. INSCRIÇÕES: Os interessados deverão entregar, no endereço abaixo: 1) Carta de intenções, limitada a 1 (uma) página tamanho A4; 2) curriculum vitae, limitado a 2 (duas) páginas A4, permitidas mais 2 (duas) páginas de anexos comprobatórios; 3) Comprovação dos requisitos do Item 2.

4. PRAZO: 19 de agosto de 2011.

5. SELEÇÃO: A seleção será feita com base no currículo e carta de intenções, por uma comissão de 4 (quatro) membros, sendo 2 (dois) indicados pela SMC e 2 (dois) indicados pela UNISINOS, e presidida pelo Secretário Municipal da Cultura de Porto Alegre. As candidaturas serão avaliadas segundo os seguintes aspectos: 1) Atuação profissional e participação social no campo da cultura; 2) Potencial aplicação dos conteúdos do curso na função atual do candidato; 3) Potencial impacto do curso no currículo do candidato, com vistas à sua carreira profissional; 4) Potencial de multiplicação das competências desenvolvidas. Em caráter complementar, a seleção poderá ter em vista a formação de turmas representativas dos diversos campos de conhecimento e atuação no meio cultural.

6. CARGA HORÁRIA: 120h (cento e vinte horas), distribuídas ao longo de 4 (quatro) meses. Necessária disponibilidade do aluno em média 8h/semana. O curso prevê ainda dois momentos presenciais: um treinamento prévio para o uso da plataforma Moodle e uma saída de campo para visita a instituição(ões) cultural(is).

7. CONTEÚDOS: Cultura e sociedade (24h); Cultura, desenvolvimento e políticas culturais (32h); Cultura, comunicação e educação (16h); Cultura, gestão e financiamento (16h); Conhecimentos jurídicos e projetos culturais (24h); Saída de campo (8h). Posteriormente será informado o programa detalhado.

8. PREVISÃO DE INÍCIO: setembro de 2011.

9. LOCAL de inscrição, coordenação do projeto e mais informações: Observatório da Cultura - SMC Porto Alegre – Mercado Público, loja 38 – 90020-021 Porto Alegre RS - Fones (51)3225-0793 3289-8258 e-mail observatorio@smc.prefpoa.com.br

Porto Alegre, 5 de agosto de 2011.

Sergius Gonzaga
Secretário Municipal da Cultura

* A seleção dos candidatos às vagas reservadas aos demais 31 municípios da Região Metropolitana é de responsabilidade dos respectivos órgãos municipais de cultura.

Um comentário:

Obrigado pela contribuição.