Mesa de abertura do Seminário |
A importância do evento para o MinC pode ser aferida pela presença, na mesa de abertura, de três dos seis secretários: Guilherme Varella (SPC), Vinícius Wu (SAI) e Ivana Bentes (SCDC). Completaram a mesa representantes dos órgãos setoriais que se encontram em estágio mais avançado no que diz respeito ao tratamento de dados, o IBRAM (que mantém a plataforma MuseusBR, ou Rede Nacional de Identificação de Museus) e a Diretoria de de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (responsável pelo Mapa das Bibliotecas.)
Após a abertura, houve a assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre o MinC e o Instituto Tim, para o desenvolvimento do software Mapas Culturais. O software já se encontra em operação nos estados do Rio Grande do Sul, Tocantins e Ceará, e pelos municípios de São Paulo SP, João Pessoa PB, Sobral CE, São José dos Campos SP e Blumenau SC. Segundo Leonardo Germani, Coordenador de Monitoramento de Informações Culturais, a partir do próximo ano o MinC pretende apoiar a implantação do software em outros estados e municípios, fornecendo suporte técnico e infra-estrutura para hospedagem dos dados, de forma integrada com o SNIIC.
Na sequência da programação, Germani apresentou um relato do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), desde sua concepção no MinC, há uma década, até o momento atual. Confira a apresentação de slides.
Na página do SNIIC o leitor encontrará a programação completa do Seminário, com links para as diversas apresentações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela contribuição.