Nova pesquisa mostra como as artes e a cultura melhoram a saúde, a segurança e o bem-estar

Foto: Fernanda Hespanhol (Banco de Imagens PMPA)

Um novo estudo mostra como as artes e a cultura melhoram a saúde, a segurança e o bem-estar nos bairros menos prósperos da cidade de Nova York

Residentes de baixa e moderada renda em bairros de Nova York com muitos recursos culturais são mais saudáveis, melhor educados e mais seguros do que aqueles em comunidades semelhantes com menos recursos criativos, de acordo com um estudo inovador da Escola de Política e Prática Social da Universidade da Pensilvânia. Os resultados se mantém em todos os cinco distritos da cidade.
O Projeto Impacto Social das Artes (SIAP) examinou o "ecossistema cultural de vizinhança" (por exemplo, ONGs e empresas criativas, locais de entretenimento, jornais de bairro, livrarias, artistas, etc.) que fazem de New York a capital cultural do mundo. Enquanto muitos estudos tem analisado o impacto econômico das artes, esta pesquisa procurou documentar como elas melhoram a qualidade de vida dos nova-iorquinos comuns. O estudo foi financiado pelo NYC Cultural Agenda Fund do The New York Community Trust e Fundação Surdna.
"Esta pesquisa confirma e se baseia no que temos visto vimos sobre o poder da arte para moldar comunidades e melhorar vidas", disse Kerry McCarthy, diretor do The Trust. "Nossas subvenções aumentam a oferta de artes nos bairros que mais precisam, por isso estamos felizes em usar as descobertas (da pesquisa) para aperfeiçoar esta estratégia".
Segundo o relatório, a cultura não atua sozinha, mas é um ingrediente que torna os bairros mais fortes. Os resultados serão utilizados pelas fundações Trust e Surdna na concessão de subvenções e pelo Departamento de Assuntos Culturais da Cidade, como subsídio a um plano cultural para a cidade ainda este ano.

Destaques da Pesquisa

Nos bairros de baixa renda, os recursos culturais estão "significativamente" ligados a uma melhor saúde, escolaridade e segurança. A pesquisa, que foi estratificada conforme situação econômica, raça e etnia, constatou que a presença de recursos culturais está associada com:

  • Uma redução de 14% nos casos de abuso e negligência de crianças;
  • Uma redução de 5% na obesidade;
  • Um aumento de 18% nas crianças com pontuação no estrato superior em exames de inglês e matemática;
  • Uma redução de 18% na taxa de criminalidade grave.

Os recursos culturais, como tudo o mais, estão distribuídos de forma desigual pela cidade. Os bairros mais prósperos de Manhattan e do oeste do Brooklyn têm concentrações extremamente elevadas de organizações sem fins lucrativos, empresas culturais, artistas, etc., enquanto vastas áreas dos outros bairros têm muito poucos recursos culturais.
"Ir a um museu não vai fazer você perder peso ou reduzir suas chances de ser assaltado, mas as comunidades com recursos culturais estão melhor", disse Mark Stern, pesquisador-chefe do projeto e professor de Bem-Estar Social e História. "Nossa pesquisa demonstrou claramente que áreas da cidade vão bem em diversos aspectos do bem-estar, apesar dos desafios econômicos significativos."
O relatório fornece dados sobre ativos culturais para centenas de bairros, com um olhar mais detalhado nos bairros East Harlem (Manhattan) e Fort Greene / Clinton Hill (Brooklyn).
O New York Community Trust está atualmente apoiando os esforços do Brooklyn Arts Council para coordenar as coalizões culturais em Brownsville, Bushwick e East New York, e o trabalho da Corporação de Desenvolvimento da Grande Jamaica para construir coalizões culturais no Bairro Jamaica, no sul do Bronx, no leste de Brooklyn e no alto Manhattan. Outros financiadores também são inspirados pelas descobertas do relatório.
"Esta pesquisa sublinha o papel crítico que as artes e a cultura desempenham na construção de comunidades equitativas e vibrantes. Os dados fundamentais nesta pesquisa oferecem informações valiosas que irão informar nosso programa Thriving Culture ["Cultura Florescente"] à medida que buscamos alcançar a justiça social e a sustentabilidade da comunidade ", disse Judilee Reed, diretora da Surdna Foundation.
"Os resultados deste estudo provam o que temos observado empiricamente durante décadas: as artes melhoram vidas. Elas se baseiam em nossas qualidades mais fundamentalmente humanas, como criatividade, descobertas e comunidade. Vemos isto aqui e também na variada programação artística do Museu de Arte Africano Contemporânea Diáspora (MoCada), em escolas, parques e habitação pública em todo o Brooklyn Central ", disse James Bartlett, diretor executivo do MoCADA.
"De experiências pessoais com obras de arte, ao desenvolvimento econômico regional - não importa como você olhe para ele, arte e cultura têm um efeito transformador em nossas comunidades", disse o Comissário de Assuntos Culturais [da Cidade de Nova York] Tom Finkelpearl. "Agora, o relatório pioneiro do SIAP nos traz uma maior compreensão de como esses benefícios se desenvolvem em nível de bairro. Esta notável pesquisa torna mais claro do que nunca: o acesso à cultura é uma característica definidora de uma comunidade saudável. À medida que continuarmos a desenvolver o plano cultural CreateNYC, usaremos essas descobertas para melhor apreciar e defender o papel que a arte e a cultura desempenham em todos os cinco distritos".

Sobre o estudo

A compreensão do valor social das artes tem sido o objetivo do projeto Cultura e Bem-Estar Social em Nova York. Foi realizado pelo Social Impact of the Arts Project (SIAP) da Escola de Política e Prática Social da Universidade da Pensilvânia, juntamente com o Fundo de Reinvestimento, uma instituição financeira de desenvolvimento comunitário, com sede na Filadélfia. Ao longo das últimas décadas, especialistas deram especial atenção aos benefícios econômicos das artes e da cultura para as cidades. A maioria desses estudos focaliza o papel de grandes equipamentos - como museus e centros de artes cênicas - em tornar uma cidade atraente para os visitantes ou "criativos" universitários. Este estudo analisa o papel das artes para a melhoria da vida dos residentes comuns, especialmente aqueles que vivem em bairros de renda moderada e baixa. A pesquisa foi conduzida de 2014 a 2016.

Sobre o Fundo para a Agenda Cultural de NY, do The New York Community Trust

Fundado em 2014, o Fundo é uma parceria de sete financiadores que visa fortalecer a rede de advocacia pelas artes na cidade e promover políticas culturais e equidade. Seus doadores incluem a Fundação Booth Ferris, a Fundação Lambent, a Fundação Stavros Niarchos, a Fundação Robert Rauschenberg, o Rockefeller Brothers Fund eo Fundo David Rockefeller. As atividades do Fundo incluem a concessão de subsídios para fortalecer a rede de advocacia das artes e polinização cruzada dos esforços relacionados às políticas; assistência técnica para o setor como um todo; e briefings para analisar pesquisas atuais e tendências em artes e cultura e incentivar a aplicação prática dos resultados. O New York Community Trust está empenhado em promover vidas saudáveis, futuros promissores e comunidades prósperas para todos os nova-iorquinos. É a fundação da comunidade para New York City, Westchester, e Long Island.

Acesse aqui o estudo completo (em inglês) The Social Wellbeing of New York City's Neighborhoods: The Contribution of Culture and the Arts
Leia o resumo da pesquisa. (em inglês)
Texto traduzido do original em inglês na página da Universidade de Pennsylvania.

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.