Ouvir música pode melhorar as atitudes inconscientes em relação a outras culturas

Foto: Joel Vargas (PMPA)
Ouvir cinco minutos de música pop da Índia ou da África Ocidental pode levar o ouvinte a atitudes mais positivas em relação a essas culturas, foi o que concluiu uma pesquisa das universidades de Oxford e Exeter.

Outras pesquisas já haviam demonstrado que fazer música pode fomentar as relações e a cooperação entre os participantes, mas este novo estudo mostra que simplesmente ouvir música pode melhorar as atitudes inconscientes de alguém em relação a outros grupos culturais.

Os psicólogos musicais Professor Eric Clarke e Dra. Jonna Vuoskoski, da Universidade de Oxford, e a socióloga da música Professora Tia DeNora, da Universidade de Exeter, usaram um método chamado Teste de Associação Implícita para medir a mudança no viés cultural inconsciente dos ouvintes depois de ouvir uma única faixa de música pop da Índia ou da África Ocidental.

Eles descobriram uma mudança nos sentimentos positivos em relação à cultura-alvo - embora nem todos os ouvintes fossem igualmente afetados pela música: as pessoas com personalidade empática eram mais suscetíveis aos efeitos da música, enquanto aqueles com baixa empatia permaneciam inalterados.

"A música desempenha toda uma gama de funções psicológicas e sociais, aproximando as pessoas de formas poderosas e moldando as emoções e os comportamentos das pessoas", disse o professor Eric Clarke, da Faculdade de Música da Universidade de Oxford.

"E é importante reconhecer que a música também pode ser muito divisiva. Mas em um momento de crescente nacionalismo e isolacionismo, os resultados do nosso estudo fornecem provas encorajadoras sobre a capacidade da música para aumentar a compreensão cultural.

"A música não é uma 'bala mágica' que supera automaticamente as barreiras e aproxima as pessoas; um certo grau de abertura e empatia também é necessário ", acrescentou a Dra. Jonna Vuoskoski.

A pesquisa foi financiada pelo Arts and Humanities Research Council e publicado na revista Psychology of Music.

Tradução do conteúdo original em inglês publicado na página da Universidade de Oxford.

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.