Como as organizações culturais utilizam as tecnologias digitais?

Ocio, de Iván Navarro (Chile). X Bienal do Mercosul, Porto Alegre, 2015.
Foto Tárlis Schneider
Acaba de ser publicado na Inglaterra o relatório Cultura Digital [Digital Culture] 2017 [disponível apenas no original, em inglês], produto da pesquisa desenvolvida pela consultoria MTM London, sob demanda do Conselho das Artes da Inglaterra [Arts Council England].

Em sua quarta edição, a pesquisa busca entender o papel e o impacto que as tecnologias digitais tem para organizações artísticas e culturais na Inglaterra e como isso vem mudando ao longo do tempo. Em cada um dos quatro anos pesquisados (2013, 2014, 2015 e 2017), entre 891 e 1.424 organizações responderam a questionários sobre a importância das tecnologias digitais, as atividades que estavam realizando, o impacto experimentado e os fatores gerenciais, tais como barreiras, habilidades e recursos. O relatório mais recente destaca as mudanças observadas no período. Também está disponível um portal de dados e uma série de resumos que abordam os diferentes setores das artes. A seguir, destacamos alguns trechos do documento:

Embora quase todas as organizações continuem a considerar a tecnologia digital como essencial ou importante para o marketing, houve declínios significativos desde 2013 na proporção que considera sua importância para a memória e arquivos, criação, distribuição e exibição. No entanto, houve um aumento significativo na proporção de organizações que consideram o digital como importante ou essencial para o seu modelo de negócios - passando de 34% em 2013 para 53% em 2017.

Houve uma queda no número médio de atividades digitais realizadas por organização, mas isso não levou a um declínio no impacto relatado, o que sugere que as organizações podem concentrar seus esforços e recursos de forma mais direcionada:
• Em 2013, as organizações artísticas e culturais apresentaram em média 9,2 tipos de atividade cada; Em 2017, isso diminuiu para 7,8.
• Há declínios significativos em sete das 23 áreas de atividade monitoradas, incluindo muitas atividades relacionadas ao marketing, como marketing por e-mail e publicação em sites (para as quais o marketing de redes sociais é um potencial substituto).
• Em contrapartida, houve aumentos nas atividades relacionadas a modelos de negócios - por exemplo, empresas que vendem ingressos on-line aumentaram de 10% para 52% por cento desde 2013; e as doações on-line aumentaram de 11% para 43%.
• A maioria das atividades relacionadas com dados permaneceu estável desde 2013, o que significa que a maioria das organizações artísticas e culturais ainda não usa dados para fins importantes, como uma melhor compreensão do público através da análise de dados.

Apesar da diminuição dos níveis de atividade em algumas áreas, quase 70% das organizações
relatou grande impacto positivo da tecnologia digital em suas capacidades. Houve aumento significativo na proporção de organizações que relataram impacto positivo em relação ao público. Por exemplo, a capacidade de atingir públicos mais diversificados ou mais jovens foi apontada por 60% das organizações em 2017, contra 55% em 2013; a de obter um maior envolvimento com o público passou de 52% a 60%. Também houve aumento significativo na proporção de organizações que relataram impactos positivos importantes em seu modelo de negócios e operações (de 51% em 2013 para 68% em 2017).

Clique para ler o relatório (em inglês)
No que diz respeito ao uso de celulares, a proporção de organizações com presença otimizada nestes suportes mais que dobrou, aumentando de 33% em 2013 para 69% em 2017. Ainda assim, quase um terço das organizações ainda não adaptaram sua presença para responder à tendência de que mais de 60% do tempo on-line no Reino Unido seja gasto no celular. As mídias sociais agora são quase onipresentes no setor (por exemplo, 92% das organizações usam o Facebook em 2017, contra 90% em 2013). Houve algumas mudanças importantes desde 2013: o Instagram agora está mais difundido (48% em 2017, contra 12% em 2013) e o uso do Twitter aumentou de 79% para 85%. As atividades mais comuns nas mídias sociais incluem encorajar os usuários a compartilharem conteúdos (51% o fazem regularmente em 2017) e publicar vídeos (47%).


A falta de dinheiro e a falta de tempo da equipe continuam sendo as barreiras mais relatadas para as organizações alcançarem suas metas em relação às tecnologias digitais, embora tenha havido uma queda significativa na proporção de organizações que dizem que a falta de financiamento é uma barreira (de 68% para 62%).

27% por cento das organizações que relatam baixos níveis de impacto positivo do digital tendem a realizar menos atividades digitais em média, especialmente em áreas complexas, como livestreaming. Elas tendem a ter expertise digital concentrada em algum tipo de atividade, em vez de distribuída amplamente na organização. Em contraste, as organizações que dizem experimentar ou assumir riscos com a tecnologia digital (30% da amostra) são mais propensas a se engajar em atividades complexas e a relatar níveis mais altos de impacto positivo, particularmente em sua produção criativa, distribuição e exibição.

Em geral, o estudo de Cultura Digital continua mostrando que os benefícios da tecnologia são amplamente sentidos no setor artístico e cultural. Houve mudanças positivas notáveis relacionadas especialmente aos modelos de negócios e geração de receita, bem como no relacionamento com o público. Apesar disso, muitas áreas permaneceram estáticas - como o uso de dados - ou recuaram - como a importância percebida do digital para a criação.

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