Sétima edição do Seminário de Observatórios na Unisinos

Painel do dia 30/10 teve mediação do Observatório da Cultura
(Foto Lucas Schardong - IHU)
Nos últimos dias de outubro, o Observatório da Cultura esteve presente em mais uma edição do Seminário dos Observatórios da Região Metropolitana, promovido pela Rede de Observatórios, sob a coordenação do Observatório das realidades e políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos. Com o título de Pesquisas, Instituições e Sociedade nas Tramas da Crise, o evento aconteceu na nova sede da Unisinos, em Porto Alegre.

O evento teve início, na tarde do dia 30, com uma Roda de Conversa com a participação de 14 instituições dedicadas à pesquisa em áreas tão diversas como a saúde, o meio ambiente, os direitos humanos, a segurança alimentar, a segurança pública, entre outras.

À noite, aconteceu o painel intitulado “A Sociedade nas tramas das crises contemporâneas”, com a participação do Prof. Dr. Carlos Paiva, da Fundação de Economia e Estatística (FEE-RS), do Bel. Cezar Miola, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e do Prof. Dr. Paulo Roberto Rodrigues Soares, do Observatório das Metrópoles.

O segundo dia contou com a apresentação dos nove trabalhos selecionados pela comissão curadora (da qual participamos). Na parte da tarde, dois painéis dedicados aos "Observatórios e suas Relações com Pesquisas, Instituições e Sociedade". O primeiro deles contou com a participação de Fábio Cunha, presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos (SATED-RS), que testemunhou a importância do nosso trabalho em prol da luta por recursos para a Cultura. Exemplo disso foi o levantamento dos dados orçamentários dos fundos Fumproarte e Funcultura, publicados neste blog, que tem servido para fundamentar o debate na sociedade e junto ao Legislativo Municipal, visando restabelecer os patamares mínimos para estes fundos, estipulados em Lei.

Na parte final do evento, dedicada à sistematização e encaminhamentos, as entidades presentes decidiram redigir um "Manifesto em defesa da pesquisa, da informação e das estatísticas públicas", em apoio à FEE-RS, que se encontra em processo de extinção pelo Governo do Estado.


Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.