Pesquisa europeia revela a percepção dos cidadãos sobre o Patrimônio Cultural

Publicação da Pesquisa Especial Eurobarômetro marcou o lançamento do Ano do Patrimônio Cultural Europeu 2018


Por ocasião do lançamento do Ano Europeu do Patrimônio Cultural, foi publicada nova edição do Eurobarômetro, no Fórum Europeu da Cultura, em Milão, em 7 de dezembro de 2017. É a primeira pesquisa no âmbito da União Europeia sobre o tema do patrimônio cultural.

O projeto Eurobarômetro reúne dados sobre opinião pública na União Europeia, a respeito de temas-chave. A pesquisa Eurobarômetro Especial 466: Patrimônio Cultural, encomendada pela Direção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia, recolheu dados sobre as opiniões e impressões das pessoas a respeito do patrimônio cultural em toda a UE, de forma até então inédita.

O estudo investigou o envolvimento pessoal, a importância e os valores atribuídos ao patrimônio cultural pelos cidadãos. Analisa a participação nas atividades do patrimônio cultural e as barreiras ao acesso à cultura, bem como a percepção do impacto do patrimônio cultural sobre o turismo e o emprego e a opinião pública sobre a proteção do patrimônio cultural na Europa.

Veja alguns resultados:

Clique para ler o relatório.
(em inglês, alemão ou francês)
  • 60% dizem que vivem perto de monumentos ou sítios históricos, 37% vivem perto de eventos tradicionais ou festivais e 32% vivem perto de obras de arte, por exemplo, em museus ou galerias. 
  • Pouco mais da metade (51%) estão pessoalmente envolvidos no patrimônio cultural. 
  • Mais da metade (55%) usaram a Internet nos últimos 12 meses para pelo menos um dos diversos fins do patrimônio cultural; como pesquisar informações relacionadas ao patrimônio cultural, como a acessibilidade, instalações e características de um museu, monumento ou evento tradicional em preparação para uma visita ou um feriado.
  • Mais de dois terços (68%) concordam que a presença do patrimônio cultural pode influenciar o destino das férias.
  • Mais de oito em cada dez (84%) pensam que o patrimônio cultural é importante para eles pessoalmente. A mesma proporção de entrevistados (84%) pensa que o patrimônio cultural é importante para a comunidade local, 87% pensam que é importante para a região e 91% pensam que o patrimônio cultural é importante para o país. Oito em cada dez (80%) acreditam que o patrimônio cultural é importante para a União Europeia.
  • Mais de dois terços dos entrevistados gostariam de saber mais sobre o patrimônio cultural europeu (68%).
  • Uma grande maioria (82%) concorda sentir orgulho de um monumento histórico ou local, obra de arte ou tradição de sua região ou país.
  • Mais de sete em dez concordam que viver perto de lugares relacionados ao patrimônio cultural da Europa pode melhorar a qualidade de vida das pessoas (71%).
  • Nos últimos 12 meses, 61% dos entrevistados visitaram um monumento ou site histórico, 52% participaram de um evento tradicional e 50% visitaram um museu ou galeria.
  • Mais de quatro em dez viram um evento de artes cênicas tradicionais ou clássicas (43%), enquanto três em dez visitaram um local de trabalho artesanal tradicional ou visitaram uma biblioteca ou arquivo (30%).
  • Pouco mais de um quarto foi ao cinema ou um festival para ver um filme europeu clássico produzido há pelo menos 10 anos atrás.
  • A participação nas atividades do patrimônio cultural varia muito entre os países.
  • Quase oito em dez entrevistados concordam que o patrimônio cultural ou as atividades relacionadas ao patrimônio cultural criam empregos na UE (79%).
  • A maioria (56%) discorda de que o patrimônio cultural é mais para visitantes de fora da UE do que para os cidadãos da UE, mas quase quatro em cada dez (38%) concordam.
  • Uma grande maioria dos entrevistados (88%) concorda que o patrimônio cultural deve ser ensinado nas escolas. Pelo menos três quartos dos entrevistados em cada Estado-Membro também concordam.
  • Quase três quartos dos entrevistados (74%) concordam que as autoridades públicas devem alocar mais recursos para o patrimônio cultural da Europa.
  • Quando se trata de quais atores devem proteger o patrimônio cultural, os entrevistados mencionaram as autoridades nacionais (46%), a UE (40%), as autoridades locais e regionais (39%) e os próprios cidadãos (34%)
Os resultados completos da pesquisa estão disponíveis na página da Comissão Européia, e podem ser discriminados de acordo com determinadas categorias (por exemplo, por município, por grupo de países, por tendência e de acordo com os critérios sociodemográficos). Além das bases de dados e do  relatório geral, existem fichas com os dados para cada um dos Estados-Membros da UE, disponíveis em inglês e nas línguas nacionais.


Fontes: Notícia no site da Unesco (Escritório de Ligação em Bruxelas) e Relatório Eurobarometer 2018. Tradução e adaptação do Observatório da Cultura.

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.