De 15 a 17 de outubro aconteceu, em Niterói RJ, o II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, realizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Observatório de Economia Criativa (OBEC-RJ) e o Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCult) da Universidade Federal Fluminense. O evento reuniu, no Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF, pesquisadores e gestores de universidades e outras instituições do país, que apresentaram mais de duas centenas de artigos em 22 sessões temáticas, além de diversas mesas redondas.
O Observatório esteve representado pelo seu coordenador, Álvaro Santi, que apresentou o artigo "Conselho Municipal de Cultura: uma proposta de reformulação", dentro da temática de Políticas Culturais. A sessão contou, entre outros, com a presença da professora Maria Adelaida Jaramillo, da Universidad de Antioquia, Colômbia (cuja conferência abriu o Encontro) e da coordenadora de políticas culturais da FCRB, Lia Calabre. O estudo é um desdobramento do comparativo entre conselhos de cultura das capitais, publicado em 2013 nessa postagem.
Compartilhamos aqui o trabalho apresentado:
"Não se pode conceber a possibilidade de administrar um país sem dados estatísticos, pois que, sem eles, tudo é feito arbitrariamente, sem fundamento, sem critério e com grave prejuízo para o povo, que é a vítima dos atos levianos dos que governam sem doutrina e dos que administram por vagas inspirações, sem dados positivos em relação aos diversos ramos do serviço público" [Júlio de Castilhos, 1889]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela contribuição.