Prevista para ocorrer nesta segunda-feira, 23, a plenária da temática Cultura do ciclo 2012-2013 do Orçamento Participativo será marcada pelo aprimoramento do processo de comunicação e interação do OP.
A iniciativa integra o projeto OP em Rede, lançado pelo prefeito José Fortunati, no dia 16 de Abril. Entre as principais novidades está a
consulta, por meio de Internet, sobre prioridades do Orçamento de 2013: a
população pode contribuir pela web na definição de prioridades. A
consulta está disponível no site do OP. Na página, é possível ainda
realizar pré-cadastramento para assembleias.
Lançado em 2011, o acompanhamento online das assembleias se tornará ainda mais abrangente: agora, os encontros podem ser visualizados, minuto a minuto, até mesmo por dispositivos móveis como celulares inteligentes e tablets, tanto de tecnologia Androide quanto de tecnologia iOS, da Apple. Até então, o recurso era disponibilizado somente para computadores.
Para usufruir do serviço, o usuário deve acessar o endereço deste site e seguir as orientações para baixar gratuitamente o aplicativo. A iniciativa foi desenvolvida pela Procempa, que também é responsável por todo o esquema de transmissão online das assembleias, entre outras ações que envolvem tecnologia da informação e comunicação no OP.
Outra maneira de acessar a consulta é com o Código QR. Trata-se de uma imagem, análoga a um código de barras, legível por celulares inteligentes – smartphones. Ao captar a imagem do código, o celular acessa automaticamente o site do OP.
Para o ciclo 2012-2013, o incentivo à presença da população também se dará por convites feitos via mensagem de celular – conhecidas pela sigla em inglês SMS, de short messenge service. Milhares de pessoas estão recebendo SMS com o calendário de assembleias e um convite para se integrar ao processo e decidir o futuro da cidade.
O OP ganhou ainda páginas próprias no Facebook e no Twitter. As páginas representam novos canais de comunicação e interação da comunidade ligada ao OP. Outra iniciativa é o aplicativo Porto Alegre Eu Curto, Eu Cuido, disponível para usuários de celulares inteligentes – smartphones. Lançado no final de 2011, o aplicativo disponibiliza dados sobre a execução do Plano de Investimentos e Serviços do Orçamento Participativo. A ferramenta possibilita a fiscalização das obras e serviços, com comentários e envio de fotos.
Finalmente, a Prefeitura desenvolve esforços para estabelecer vínculo automático entre o Porto Alegre.cc e o OP. O Porto Alegre.cc é uma plataforma colaborativa na qual os cidadãos publicam e organizam mobilizações por causas que consideram importantes para a Capital. A ideia é que parte considerável de tais causas possa ser incluída entre as demandas do OP.
Texto de: Poti Silveira Campos
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
"Não se pode conceber a possibilidade de administrar um país sem dados estatísticos, pois que, sem eles, tudo é feito arbitrariamente, sem fundamento, sem critério e com grave prejuízo para o povo, que é a vítima dos atos levianos dos que governam sem doutrina e dos que administram por vagas inspirações, sem dados positivos em relação aos diversos ramos do serviço público" [Júlio de Castilhos, 1889]
Consulta via Internet ajuda a definir prioridades do Orçamento Participativo de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela contribuição.