Brasil e Argentina assinam documento de cooperação cultural

Ana de Hollanda e Jorge Coscia
assinam a 'Declaração de Brasília'
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o secretário de Cultura da Nação Argentina, Jorge Coscia, encerraram na terça-feira passada, 28 de agosto, em Brasília, o encontro que buscou aprofundar o diálogo e a cooperação cultural entre os dois países. Na ocasião, foi assinada a ‘Declaração de Brasília’, documento que contém uma série de acordos e propostas visando à realização de ações culturais, troca de experiências e aprofundamento do intercâmbio em vários segmentos da Cultura.

Foi proposta, por exemplo, a realização de mesas redondas bilaterais na área de patrimônio cultural. O Brasil se colocou à disposição para promover a primeira mesa em 2013 e a Argentina em 2014.

No documento está incluída, também, a realização de um foro para discussão sobre potenciais regionais relacionados à economia criativa no atual contexto internacional. O evento está previsto para ocorrer no mês de abril de 2013, paralelamente à edição nacional do Mercado de Indústrias Culturais Argentino (MICA).

Participaram da solenidade membros da delegação argentina, secretários e dirigentes do Ministério da Cultura.

Resultado de reuniões
A ‘Declaração de Brasília’ é resultado das seis reuniões setoriais que ocorreram ao longo desta terça-feira entre a delegação argentina e dirigentes do Sistema MinC, durante as quais foram tratados temas específicos, como, por exemplo, patrimônio, intercâmbio artístico e economia criativa.

“Os encontros foram úteis para afinar nossas estratégias de coordenação no marco multilateral, sobretudo no Mercosul e na Unesco”, afirmou a ministra Ana de Hollanda. Segundo ela, “as equipes foram instruídas no sentido de dar início a trabalho conjunto, com vistas à elaboração de Programa Executivo de Cooperação Cultural válido até o final de 2014”.

Durante a cerimônia, Ana de Hollanda entregou a Jorge Coscia cópia certificada de mapa das Ilhas Malvinas, do acervo do historiador e jornalista Pedro de Angelis e que se encontra na Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

Pedro De Angelis nasceu em Nápoles, em 1784, e morreu em Buenos Aires em 1859. Enquanto esteve na Argentina, iniciou uma coleção de documentos sobre as regiões do Prata, Patagônia, Bolívia, Estreito de Magalhães, missões jesuíticas, litoral, rios e fronteiras da América do Sul.

A maior parte destes mapas é manuscrita, gravada e litografada, abrangendo os séculos XVIII e XIX. Muitos destes também são encontrados na FBN.

Leia a Declaração de Brasília

Leia o discurso da ministra

Texto: Marcelo Lucena, Ascom/MinC
Foto: Lula Lopes
Divulgação: Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.